MONTEPUEZ RUBY MINING ABANDONA O BAÍA DE PEMBA!

0
767

A mineradora decidiu cancelar o acordo de patrocínio com o emblema que representa a província de Cabo Delgado no Moçambola2025. A medida tem efeitos a partir do presente mês de Setembro, apesar de o clube ter parado de receber apoios em Junho de 2024.
 
De acordo com uma fonte ligada à empresa, a Montepuez Ruby Mining (MRM) deixou de ser a principal patrocinadora do Baía de Pemba devido a uma alegada crise financeira que assola a mineradora desde 2004, com origem na baixa produção de receitas.
 
Aliás – e ainda que pareça paradoxal – explicou a mesma fonte que a referida crise agravou-se “pelos enormes investimentos feitos recentemente”, visto que terá “recorrido à banca para manter os seus projectos em andamento”. Estima-se que a mineradora terá contratado mais de 30 milhões de dólares norte-americanos junto às instituições financeiras.

Rubi de Cabo Delgado rendeu mais de cem milhões de dólares nos últimos dois anos!

Apesar da alegada crise financeira que afecta a mineradora, a MRM encaixou no mercado internacional esta redonda quantia nos últimos dois leilões de rubis de qualidade mista, extraída em Montepuez, Cabo Delgado.
 
31.7 milhões de dólares no leilão realizado entre 02 e 13 de Junho do ano passado e outros 67.8 milhões de dólares norte-mexicanos arrebatados em um evento decorrido em Junho de 2024.
 
No entanto, segundo apurou Plantel OC, a MRM deveria canalizar anualmente 200 mil dólares decorrente do acordo de patrocínio com o Baía de Pemba.

Porém os desembolsos nunca chegaram a tocar o teto desse valor, passados os anos: o máximo que conseguiu desembolsar foram 150 mil dólares norte-americanos.

Clube em silêncio!

Alertado desta situação, Plantel OC entrou em contacto com a direcção do Baía de Pemba. Porém o clube não se dignou a prestar declarações sobre este assunto. Uma outra fonte interna ouvida não confirmou e nem desmentiu esta informação.
 
Mas o facto é que o fim da relacção com a MRM pode estar por detrás das actuais dificuldades financeiras enfrentadas pelo Baía de Pemba, único representante da província de Cabo Delgado no Moçambola. [PLANTEL OC]

Artigo anteriorOFICIAL:: LMF adia jogos de equipas com passagens aéreas canceladas!
Próximo artigoCOSAFA SUB-17: Mambinhas goleiam Eswatini e estão nas meias-finais